terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Projeto de aluno trabalha a comunicação do MST

Por Karine Pereira

"Entendo a comunicação como um direto humano", declara o estudante do último período de Comunicação Social da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Paulo Victor Melo.

Seguindo este princípio ele desenvolve oficinas de comunicação para os jovens e os setores da juventude do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que estão assentados em Sobradinho/BA.

O objetivo é mobilizar e torna os moradores da localidade gestores dos seus meios de comunicação. Este foi apenas um dos motivos que levou o estudante universitário a compartilhar com os movimentos sociais o que aprendeu durante a sua estadia na Universidade.

As oficinas foram realizadas no primeiro final de semana no mês de novembro (2008), no próprio assentamento que fica distante 48km de Juazeiro. Segundo o estudante, o conteúdo é voltado especificamente para o meio radiofônico, onde são trabalhadas a linguagem, a sustentabilidade, a técnica e tudo que envolve a comunicação popular.

Paulo Victor justifica ainda que "as oficinas são voltadas para o rádio por dois motivos: primeiro, colocar para funcionar a difusora deles com conteúdos que vão além da utilização de avisos e recados; e o segundo, é porque o rádio é oe meio mais utilizado pela comunidade".

Em média participaram das duas primeiras oficinas dez jovens, outras duas serão oferecidas durante a semana, totalizando quatro atividades de produção radiofônica.

O resultado da primeira etapa do projeto será a produção de um programa piloto de rádio. A segunda é composta por duas ações: a produção do programa semanal, seguindo o modelo elaborado nas oficinas, para ser veiculado nas rádios comunitárias da região e a produção do programa durante o encontro Regional – Bahia do MST que vai acontecer em janeiro durante a comemoração dos 25 anos do movimento no estado.

O projeto de Paulo Victor faz parte do trabalho de conclusão de Curso de Jornalismo em Multimeios, o qual tem previsão para terminar em abril do próximo ano.

Todas as ações já realizadas e as que serão desenvolvidas pelo estudante têm como base o diagnóstico levantado pelo próprio a cerca da situação do setor de comunicação do movimento. "É uma monografia que ao final vai ter essa análise sobre o setor de comunicação do MST com os resultados destas oficinas", esclarece Paulo Victor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário