domingo, 15 de fevereiro de 2009

JORNALISMO ON-LINE = HIPERTEXTUALIDADE, MULTIMÍDIA E INTERATIVIDADE

Bruna Rafaella

O artigo de Ivone Matiko Ivassaki de Deus: AS CARACTERÍSTICAS DE UM JORNAL ON-LINE vai discutir importância das características do Jornalismo on-line, que é a possibilidade tecnológica da interatividade, da hipertextualidade e da multimídia e também alertar que um jornal não pode perder a sua capacidade de disseminar informação.

O Jornalismo on-line está à procura de um referencial teórico com o advento da internet. Os profissionais de comunicação perceberam que é preciso usar essa nova tecnologia a favor do jornalismo, por isso pesquisadores da área estão produzindo artigos e teorias para que possam servir como subsídios para os profissionais de comunicação acompanharem essa mudança tecnológica.

A grande questão do artigo é se o jornalismo on-line esta cumprindo com a natureza do jornalismo que é a busca de informação através de fatos, verdades, acontecimentos e entrevistas. Os jornalistas on-line são chamados de chupadores de informação pela capacidade multimídia que têm de copiar e colar notícias da Tv, do rádio e dos jornais impressos.
Como no jornalismo on-line o leitor escolhe o que quer ler, a hipertextualidade é um recurso bastante utilizado, pois ela fragmenta o texto deixando a disposição do leitor fazer a ligação para outras matérias. Porém é preciso ter bastante cuidado para que o leitor não se perca pelas notícias durante as navegações.
O recurso de multimídia é também bastante utilizado no jornalismo on-line, são combinações de texto com sons e imagens que deixam o jornal bastante atraente além de chamar muito a atenção do leitor. É com se o leitor estivesse recebendo a notícia pela mesma forma e sentido que o jornalismo recebeu.
A interação entre jornalista e leitor é um recurso que a internet possibilita, por esse motivo estudiosos consideram que a interatividade será o grande trunfo do jornalismo on-line.

Nenhum comentário:

Postar um comentário