domingo, 15 de fevereiro de 2009

O universo online no jornalismo

Thaic Carvalho*

A webnotícia cumpre com as exigências da apuração jornalística? O jornalismo on line é mais atrativo que o convencional? O jornalista precisaria de uma especialização para escrever noticiais virtuais? A instantaneidade da notícia faz um recorte da realidade pela rapidez com que a divulga? O que está na rede tem dono?

Sabemos que os avanços tecnológicos estão caminhando rapidamente, e que o jornalismo se adaptou as novas exigências de um mercado que não tem tempo nem para se coçar, ainda mais para ler um jornal. Mas a ética jornalística não deve se perder pela rede. Os questionamentos acima preocupam os profissionais da área, e os que pretendem trabalhar com jornalismo on line.

A webnotícia é atrativa, com seus gráficos, áudios, vídeos e elementos interativos ela consegue passar a informação de forma leve, rápida e envolvente. Além da hipertextualidade que disponibiliza o percurso que o leitor preferir através da interação dos textos. Mas será que o on line não recorta a realidade já que publica na rede fatos incompletos, ou inacabados para valorizar a instantaneidade da informação?

O jornalismo não deve ficar engessado nos padrões da apuração precisa, das fontes oficiais e oficiosas, da objetividade intacta, mas o on line pode hierarquizar informações, “chupar notícias” copiando e colando dos outros meios de comunicação, e fazer com que o autor da matéria on line perca seu valor, já que o que está na internet não tem dono.

*Estudante do 7º período de Comunicação Social da UNEB /Juazeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário